A nossa selecção nacional de basquetebol sénior feminina venceu o seu terceiro jogo consecutivo do 22ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket-2011, cujo vencedor fica apurado par os Jogos Olímpicos de Londres-2012. O segundo e terceiro classificados disputam o torneio Pré-Olímpico.
Com esta vitoria, 69-53 sobre a Tunísia, as nossas meninas garantiram presença nos quartos de final do torneio que está a ser disputado por 12 selecções, até 2 de Outubro, em dois pavilhões em Bamako, Mali.
Na sua primeira partida do Afrobasket as nossas meninas derrotaram a Costa do Marfim por 69-65 e no segundo jogo a vitima foi a Republica Democrática do Congo que foi derrotada por 76-55. Até ao fim da primeira as nossas meninas ainda defrontarão as selecções do Mali e do Gana.
Em 45 anos de disputas, apenas seis países conquistaram o troféu de consagração do escalão máximo do basquetebol feminino africano: Egipto, em 1966, em Conakry, Senegal, último vencedor, em 2009, em Antananarivo, Madagáscar, Nigéria, Zaire, Madagáscar e Mali. O Senegal, com nove campeonatos africanos conquistados, lidera a lista de vencedores da competição. A seguir, estão a Nigéria, com três, Egipto e Zaire, com dois, e Mali e Madagáscar, com um.
Mali, Moçambique, Costa do Marfim, Ghana, República Democrática do Congo e Tunísia disputam o Grupo A. Angola, Senegal, Guiné Equatorial, Nigéria, Camarões e Ruanda são os países integrantes do Grupo B na prova continental.