Deolinda Gimo comandou as “Samurais” para a segunda vitória no Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino, que decorre nos Camarões, neste sábado as vítimas foram as sul-africanas que foram cilindradas por 86 a 43 pontos. Com cinco pontos Moçambique ocupa a segunda posição do grupo B, em igualdade pontual com Gabão e Mali, atrás da selecção anfitriã que permanece invicta.
A África do Sul até entrou melhor, marcando primeiro e mantendo-se à frente do placar em quase todo primeiro período. As moçambicanas reagiram e não deixaram a desvantagem, com 2 minutos e 54 segundos por jogar Dionilde Cuamba fez a cambalhota no placar e dois triplos, primeiro de Deolinda Ngulela e depois de Elizabeth Pereira, começaram a traçar a vitória da nossa selecção que venceu os primeiros dez minutos por 20 a 13 pontos.
As sul-africanas continuaram a dar luta e reduziram com um triplo de Lindiwe Shabangu. Valerdina Manhonga respondeu com outro triplo e Vilma Covane aumentou a vantagem para dez pontos. Depois a partida entrou numa fase de vários cestos perdidos onde a selecção da África do Sul aproveitou para reduzir a desvantagem para quatro pontos. Mas um triplo de Filimena Micato garantia a vitória por 31 a 24 ao intervalo.
Iliana Ventura abriu o placar no terceiro período com um triplo e as vice-campeãs ligaram o turbo. Deolinda Gimo e O Mutombene também acertaram “bombas” e os lançamentos dentro do garrafão caiam perante a impotência das sul-africanas que antes da metade do terceiro período viram Deolinda acertar outro triplo e alargar a vantagem para 24 pontos. Tudo corria bem à equipa de Nazir Salé, Iliana Ventura voltou a somar mais três pontos para a sua conta pessoal enquanto Deolinda Gimo engordava o seu saldo dentro do garrafão.
À entrada do último período a vantagem moçambicana era de 63 a 28 pontos, mas nem assim as “Samurais” reduziram o ritmo. Deolinda Gimo estava endiabrada e Iliana Ventura mostra que o futuro da nossa selecção feminina parece estar em boas mãos, a jovem atleta somou mais três pontos e colocou a vantagem em 38 pontos, do lado das sul-africanas Lindiwe Shabangu era a mais inconformada.
Deolinda Gimo encestou mais três pontos, a veterana “Samurai” foi a melhor marcadora da partida com 19 pontos e ainda fez dez ressaltos.
Mas o jogo não tinha acabado e Nazir Salé fez entrar as jovens promessas do nosso basquetebol, Elizabeth Pereira com mais uma “bomba”, e outros dois pontos para a sua conta pessoal, que foi de 11 pontos no final, sentenciou a vitória por 43 pontos de vantagem.
Nas próximas partidas a nossa selecção enfrenta as suas adversárias directas pela segunda posição do grupo B, onde as anfitriãs parecem imparáveis na liderança, Moçambique defronta o Mali na segunda-feira(28) e terminam a primeira fase do Afrobasket jogando contra o Gabão na terça-feira(29).