A equipa feminina do Ferroviário de Maputo derrotou as campeãs em título do Interclube de Angola 64 a 63 pontos, na 2ª jornada da 21ª edição da Taça dos clubes campeões africanos em basquetebol que decorre desde sexta-feira(27) na capital angolana. Com esta segunda vitória, em duas partidas, a equipa de Leonel Rodolfo Manhique deu um grande passo para os quartos-de-final da prova.
As campeãs e anfitriãs comandadas por Italee Lucas até começaram melhor a partida que contava para o Grupo B, disputada neste sábado(28) no pavilhão Multiusos de Kilamba, e saíram para o intervalo a vencer por 38 a 34 pontos.
Contudo as locomotivas de Maputo controlavam o placar, que nunca abriu uma grande vantagem, e empataram a partida a 50 pontos antes do derradeiro período.
Com cinco bombas de três pontos a moçambicana Ana Suzana Jaime foi a melhor marcadora da partida com 18 pontos mas repartiu o protagonismo da vitória com a nigeriana Ndidi Madu que fez a cambalhota no placar, com um cesto de dois pontos, quando faltavam 39 segundos para jogar.
Ndidi somou na sua conta pessoal 16 pontos, fez 12 ressaltos e um double double.
Depois a equipa moçambicana só teve que segurar o jogo e garantir a sua segunda vitória consecutiva na prova que decorre em Luanda até o próximo dia 6 de Dezembro.
O Ferroviário de Maputo volta a jogar neste domingo(29) defrontando o KCCA do Uganda, que no sábado fez a sua primeira partida onde venceu a equipa do USIU do Quénia por 57 a 47 pontos.
Noutras partidas do Grupo B realizadas neste sábado o INSS (República Democrática do Congo) foi derrotado por 74 a 80 pontos pelo First Bank da Nigéria.
Já a contar para o Grupo A o 1º de Agosto, que havia folgado na ronda inaugural por ausência de adversário INJS dos Camarões, estreou-se com uma vitória folgada sobre o Berco Stars do Burundi por 119 a 25.
As Dolphins da Nigéria cilindraram por 85 a 58 pontos as também anfitriãs do Maculusso.