A equipa nigeriana do First Bank impôs nesta quarta-feira(02) a primeira derrota ao Ferroviário de Maputo em partida da última jornada da primeira fase da 21ª edição da Taça dos clubes campeões africanos em basquetebol, que está a ser disputada em Angola. Após este desaire, e com a vitória do Interclube na outra partida do Grupo B, as locomotivas terminam esta fase na terceira posição.
Diante de uma das candidatas ao título a Leonel Rodolfo Manhique, já apurada para os quartos-de-final, entrou para o pavilhão multiusos em Luanda com algumas cautelas e já a pensar no próximo adversário.
As locomotivas que a cada partida mostram cada vez melhor basquetebol colocaram-se na frente do marcador e procuraram gerir a vantagem contudo, empatadas a 47 pontos, a cinco minutos finais do último período a equipa nigeriana passou para a frente do placar da linha de lances livres e depois alargou a vantagem para 6 pontos.
A jovem moçambicana Ana Suzana Jaime, que voltou a destacar-se, ainda deu luta reduzindo a desvantagem mas os seus 18 pontos nesta partida da 5ª jornada não chegaram para impedir a primeira derrota da equipa que representa Moçambique na mais importante prova continental de clubes.
A vitória final por 63 a 60 pontos também garantiu o apuramento da equipa do First Bank para a próxima fase.
Na outra partida importante do Grupo as campeãs em título derrotaram facilmente a formação do USIU do Quénia, por claros 87a 31, e terminaram na primeira posição.
Eis a classificação do Grupo B:
1º Interclube, 5 jogos/9 pontos
2º First Bank, 5/9
3º Ferroviário, 5/9
4º INSS, 5/7
5º KCCA,5/5
6º USIU, 5/5
Nos quartos-de-finais o Ferroviário de Maputo vai enfrentar, na sexta-feira, a equipa dos Dolphins da Nigéria que na última jornada do Grupo A foi derrotada pelo 1º de Agosto de Angola por 81 a 60.
As internacionais Maimouna Diarra, com 17 pontos, e Leia Dongue com 14 pontos voltaram a ser determinantes na formação angolana vencer e garantir a primeira posição do Grupo com 10 pontos.