Angola e Egito disputam este sábado em Abidjan, na Costa do Marfim, a final do 27º Campeonato Africano das Nações em basquetebol senior masculino (Afrobasket 2013), depois de afastarem da corrida a Costa do Marfim (anfitriã) e o Senegal, respetivamente, nas meias-finais.
Nesta partida programada para as 18:30 horas locais e TMG (20:30 em Maputo), Angola vai procurar reconquistar o título continental perdido para a Tunísia em 2011, em Antananarivo (Madagáscar).
Angola derrotou sexta-feira o país organizador da prova, Costa do Marfim, por 66-59, enquanto o Egito triunfou diante do Senegal por 70-63 em partida disputada no mesmo dia.
Por seu turno, os Camarões venceram Cabo Verde por 74-53, na disputa do quinto lugar, e a Nigéria bateu Marrocos por 105-87 pelo sétimo posto, em jogos realizados quinta e sexta-feiras.
Estes resultados colocam sucessivamente os Camarões na quinta posição, Cabo Verde na sexta, a Nigéria na sétima e Marrocos no oitavo lugar.
Antes da final deste sábado, o Senegal e a Costa do Marfim jogam para o terceiro lugar da classificação final, posto que garante um assento no próximo Campeonato Mundial em 2014, na Espanha.
A selecção de Moçambique foi eliminada ainda na primeira fase deste AfroBasket tendo terminado na 11a posição da geral.