Dickson Chumba do Quénia venceu a prova masculina na Maratona de Tóquio, no Japão, com o tempo de duas horas cinco minutos e 42 segundos, batendo assim o recorde do percurso enquanto TIrfi Tsegaye da Etiópia conseguiu realizar duas horas 22 minutos e 23 segundos, vencendo a prova feminina.
O tempo obtido por Chumba é o melhor desempenho jamais realizado em Tóquio, batendo assim o recorde até então detido, desde 2013, por Dennis Kimetto, outro Queniano.
Chumba reduziu igualmente para quatro segundos o seu recorde pessoal alcançado durante a Maratona de Eindhoven (Países Baixos) em 2012. Além disso, Tsegaye ganhou três minutos no recorde feminino estabelecido em 2013 pela sua compatriota, Aberu Kebede.
Enquanto Chumba é o terceiro queniano a vencer sucessivamente a prova masculina, a terceira edição sucessiva da prova feminina foi ganha por uma Etíope.
Os atletas africanos dominaram as provas masculina e feminina vencendo os sete primeiros assentos na corrida masculina e terminando entre os cinco primeiros durante a prova feminina.