Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul reforça segurança após alerta de ataques terroristas

A África do Sul reforçou a segurança nos grandes centros comerciais da Cidade do Cabo e em Joanesburgo, depois da advertência dos Estados Unidos, no último fim de semana, dum ataque terrorista iminente numa ou nas duas cidades. Contudo, as autoridades sul-africanas exortam o público a manter-se calmo, afirmando que a situação está sob controlo.

Depois do alerta americano, também o Reino Unido e a Austrália advertiram os seus cidadãos contra viagens para a África do Sul, o que o Ministério sul-africano do Interior considerou como “medidas de precaução para proteger os seus cidadãos”, mas que “não devem ser motivo de pânico”.

Na sua advertência emitida sábado, os Estados Unidos declararam terem recebido informações segundo as quais grupos terroristas tencionavam levar a cabo ataques a curto prazo contra locais frequentados por cidadãos americanos na África do Sul, tais como as zonas e os centros comerciais de Joanesburgo e da Cidade d Cabo.

Por seu turno, o Governo britânico admitiu haver uma forte ameaça do terrorismo e ataques perante os quais o porta-voz do Departamento das Relações Internacionais e Cooperação, Clayson Monyela, declarou, entretanto, que as agências de segurança da África do Sul são capazes de manter a segurança pública “como sempre o foram”.

Ele indicou que o aviso anterior emitido pelos Estados Unidos se revelou “um falso alarme”.

Na terça-feira, alguma imprensa revelou que a fonte do alerta em causa teria sido um empresário da África Oriental que vive na África do Sul, descrito como um “informador desacreditado”.

A PANA apurou que existe um aumento visível da segurança nos locais de maior concentração das duas cidades, estando as autoridades da Cidade do Cabo particularmente preocupadas depois dos atentados de finais de 1990 que visaram restaurantes e empresas americanas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!