Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul: Governo vai declarar estado de calamidade

O Governo da África do Sul está preparado para declarar que algumas áreas do país estão em estado de calamidade, depois de, no último mês, 40 pessoas terem morrido nas cheias que assoalaram o país. O ministro da Cooperação sul africano, Sicelo Shiceka, disse à BBC que tal decisão seria posta em prática durante esta semana.

As chuvas torrenciais atingiram o país desde a zona oriental Kwa-Zulu Natal até à zona ocidental de Northern Cape. Milhares de casas ficaram inundadas e as pessoas que vivem nas margens do rio Orange foram evacudas. Algumas pontes sobre o rio foram cortadas, e a força aérea sul africana têm estado envolvida no processo de evacuação.

A polícia continua as buscas por corpos de pessoas que morreram afogadas. O Presidente do país, Jacob Zuma, formou uma força ministerial para lidar com o problema. Força essa liderada por Sicelo Shiceka.

O ministro disse à BBC que a sua equipa iria ter em atenção problemas que possam vir a ocorrer a longo prazo. “Entre outras questões que estamos a analisar, uma delas é que as pessoas não devem construir em terrenos inundados. E as pessoas evacuadas não devem voltar atrás”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!