Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Filha do Presidente da África do Sul nomeada para alto cargo no Governo

Thuthukile Zuma, filha do Presidente sul-africano Jacob Zuma, foi indicada recentemente como chefe de pessoal no Ministério das Telecomunicações. Com apenas 25 anos de idade, a filha do Presidente Zuma, poderá ter feito história ao tornar-se na mais jovem líder de um departamento num Ministério da África do Sul.

A ascensão de  Thuthukile foi meteórica, até há dois meses era uma simples funcionária pública e agora passou a ser a poderosa chefe que irá receber um salário de cerca de 1 milhão de randes por ano. Esta nomeação no novo Governo do seu pai, reeleito este ano para um novo mandato, está a levantar indignação de vários sectores por suspeita de nepotismo e de favorecimento político no Ministério das Telecomunicações e dos Correios.

Apesar dos Ministros gozarem da prerrogativa de nomearem sem a observância de um processo “normal”, a vaga para o posto não terá sido sequer publicada em concurso público, como tem sido prática nos restantes Ministérios.

Thuthukile é a mais nova das quatro filhas do Presidente Zuma com a sua ex-mulher Nkosazana Dlamini-Zuma, antiga Ministra da Saúde, dos Negócios Estrangeiros e do Interior e, que agora ocupa o cargo de Presidente da Comissão da União Africana.

Procedimento ignorados

A posição de chefe do pessoal nos Ministérios sul africanos tem sido ocupada por gestores com pelo menos 5 anos de experiência de gestão. O cargo exige compreensão dos serviços ministeriais e parlamentares e também requer conhecimentos de gestão de Serviços Públicos e de Gestão Financeira.

A filha de Zuma licenciou-se em 2011 tendo em seguida trabalhado, ou melhor, sido voluntária do partido liderado pelo seu pai o Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês). Depois juntou-se a Agência de Segurança do Estado onde trabalhou durante menos de um ano.

A Universidade de Witwatersrand confirmou que Thuthukile terá feito o Bacharelato em Artes em Abril de 2011 e Licenciado-se em Antropologia em Junho de 2012.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!