Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul concede imunidade à Primeira Dama do Zimbabwe após conflito diplomático

O Governo sul-africano concedeu domingo imunidade diplomática à Primeira Dama do Zimbabwe, Grace Mugabe, após uma semana de tensão diplomática entre Pretória e Harare.

Grace Mugabe fez manchete na imprensa com a violenta agressão que ela praticou contra uma mulher sul-africana uma semana antes, no hotel Sandton.

A imprensa soube que a vítima, uma empregada de mesa, sofreu um aborto depois de ser empurrada por Robert Mugabe Júnior, um dos filhos de Grace Mugabe, durante uma violenta altercação no hotel.

A ministra sul-africana das Relações Internacionais, Maite Nkoana-Mashabane, indicou que a imunidade de Mugabe estava garantida Nkoana-Mashabane declarou ter considerado vários factores antes de tomar a sua decisão final.

Segundo ela, há a necessidade de se preservar as boas relações entre os Governos na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e, em particular, entre a África do Sul e o Zimbabwe, numa altura em que decorria a 37ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da SADC, encerrada domingo na África do Sul.

A oposição oficial sul-africana, a Aliança Democrática (DA), indicou que vai exigir um inquérito parlamentar imediato sobre a cumplicidade do Governo que permitiu à Grace Mugabe «deixar o país para escapar a um processo penal ».

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!