A Aliança da Juventude Progressista (PYA), movimento formado pela Liga Juvenil do Partido Comunista, pelo Congresso sul-africano dos Estudantes (Sasco) e pela Liga Juvenil do ANC, alertou nesta segunda-feira (21) para o registo de uma baixa percentagem de jovens entre os 18 aos 35 anos de idade, que já se recensearam para as eleições gerais agendadas para 2014.
“Estaremos a exercer 21 dias de educação cívica, de 21 de Outubro a 10 de Novembro, para que os jovens optem pelo recenseamento eleitoral,” destacou o porta-voz da Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (ANCYL), Bandile Masuku.
O depoimento de Bandile,veio a público depois da conferência de imprensa convocada pela Aliança da Juventude Progressista.
Segundo Masuka, a PYA estará engajada nos próximos dias na campanha cívica, de modo a encorajar a classe jovem a recensear-se, como forma de esta exercer o seu direito constitucional.
A aliança juvenil dos camaradas diz ter recebido um caloroso apoio por parte dos estudantes universitários no dia do lançamento dos 21 dias de campanha de educação cívica.
“Lançámos inicialmente esta campanha nos campos onde temos um grande apoio, como são os casos dos da Universidade Nelson Mandela, de Free State e outras,” destacou.
A Aliança da Juventude Progressista (PYA), espera encorajar mais de nove mil jovens a recensear-se e a votar nas eleições gerais de 2014.