Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Àfrica despede-se do Mundial com muita festa, luz e emoção

Àfrica despede-se do Mundial com muita festa

A cerimónia do encerramento do Mundial decorreu a momentos do Soccer City, a cantora colombiana Shakira e os os sul africanos Freshlyground cantaram o “Waka Waka”, um moçambicano esteve no palco Júlio “Gugs” Sigaúque com a sua guitarra. Depois foram mostradas no relvado, adaptado numa tela gigante, as imagens mais marcantes de todo o Mundial “dentro de um jornal”. Bandeiras dos países que participaram do Mundial foram também exibidas no meio de um show de luzes tendo as bandeiras transformado-se numa imagem do continente.

A fauna sul-africana entrou no espectáculo, com vários elefantes, não reais, a desfilarem, ao som dos Ladysmith Black Mambazo. Depois actuou Abigail Kubeka e vários artistas no palco fizeram uma apresentação que representa a igualdade racial, a nação arco íris.

31 dias depois, com 63 jogos realizados apenas duas falta jogar-se a final, e as bandeiras da Holanda e da Espanha aparecem no relvado. E a cerimónia termina com a África do Sul agradecendo em várias línguas, aos adeptos e todos que tornaram possível o sucesso do Mundial, “Obrigado” também se viu escrito no relvado.

Depois aconteceu o momento mais aguardado e esperado de todo o Mundial, não foi ainda a entrega da taça, mas sim a entrada de Nelson Mandela no estádio Soccer City, acompanhado da sua esposa Graça Machel, mais uma moçambicana na festa. Madiba entrou e saudou os adeptos e a todos os presentes, presenciando de perto mais um passo de sua grande obra. Risonho, de gorro e casaco pesado, sorriu e acenou para milhares de súditos na bancada.

Johannesburg está laranja, não é o sol africano do fim da tarde mas as cores dos milhares de adeptos holandeses que invadiram os arredores do estádio Soccer City este domingo para presenciarem a final do Campeonato do Mundo da FIFA que se joga a partir das 20h30.

Os adeptos espanhóis, menos atraentes também chegam em grande número, orgulhosos da primeira final de um Mundial da FIFA da Fúria. Muitos adeptos africanos parecem apoiar a Roja, o Ministro das Finanças moçambicano confidenciou @Verdade, no estádio, que prefere que a equipa de Vicente Del Bosque vença.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts