Uma adolescente de 16 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Leonarda Figueiredo, foi encontrada sem vida, na via pública, na manhã da última sexta-feira (26), no bairro de Samugue, na cidade de Quelimane, a poucos metros da sua casa.
Presume-se que a vítima, que frequentava 9ª classe na Escola Secundária Geral de Quelimane, tenha sido assassinada na madrugada daquele dia, por um grupo de malfeitores ainda a monte, momentos depois de ter se separado do seu namorado, que a acompanhou até uma rua que da acesso a sua residência, na avenida Maria de Lurdes Mutola, defronte das instalações da Universidade Católica.
De acordo com a tia da vítima, Neide Coreia, a malograda saiu de casa na tarde de quinta-feira (25), na companhia do seu namorado. Há fortes indícios de que a sua sobrinha foi violada sexualmente antes de ser morta, uma vez que o corpo foi encontrado quase sem roupa e com sinais de golpes um pouco por todo o corpo.
Paulo Figueiredo, irmão da finada, disse ter tomado conhecimento do triste episódio na mesma noite. Ele contou que a sua irmã travou uma forte discussão com o seu namorado, mas ainda não há indicações do envolvimento do visado.
A Polícia da República de Moçambique (PRM), na voz da porta-voz Elsidia Filipe, confirmou a ocorrência e explicou que o caso está a ser tratado pela Polícia de Investigação Criminal (PIC).