A adolescente Ruta Meilutyte, da Lituânia, brilhou no segundo dia de eventos no Campeonato Mundial de Natação com o primeiro recorde mundial da semana, enquanto Brasil, Austrália, Hungria e Suécia conquistaram medalhas de ouro em Barcelona, esta Segunda-feira (29).
Depois de ganhar o título olímpico em Londres no ano passado, a nadadora de 16 anos fez a prova com o tempo de 1min04s35 na semifinal dos 100 metros peito, superando o recorde anterior de 1min04s45, estabelecido pela norte-americana Jessica Hardy, em 2009.
Meilutyte, que treina na Inglaterra e busca o primeiro ouro no Mundial da pequena nação báltica, já tinha chegado perto do recorde mundial na sua bateria pela manhã, com o tempo de 1min04s52. Ela então tornou-se a primeira mulher da Lituânia a quebrar um recorde mundial de natação desde que o país conquistou a sua independência da União Soviética, mais de duas décadas atrás.
Melhorar o tempo de Hardy era “um dos seus sonhos” e foi mais importante do que ganhar a final da Terça-feira, mas um ouro seria a “cereja no bolo”, disse Meilutyte a repórteres. “Vou ter um dia relaxante amanhã e economizar toda a minha energia para a final. Vou dar o meu melhor”, acrescentou ela.
Nas finais desta Segunda-feira, o brasileiro Cesar Cielo conquistou o segundo título mundial consecutivo dos 50 metros borboleta, o australiano Christian Sprenger ficou com o ouro nos 100 metros peito e houve ainda triunfos de Katinka Hosszu, da Hungria, nos 200 metros medley individual, e da adolescente sueca Sarah Sjostrom, nos 100 m borboleta.
A performance de Hosszu produziu a maior surpresa do dia, quando a campeã olímpica Ye Shiwen, da China, não conseguiu defender o seu título do campeonato de 2011 em Xangai e terminou em quarto.