Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Administrador suspenso poderá responder criminalmente

O Administrador do distrito de Angoche, província de Nampula, Norte de Moçambique, José Carlos Amade, deverá ser definitivamente demitido das suas funções e sofrer processos criminal e disciplinar devido ao uso indevido de bens do Estado. Amade foi suspenso das suas actividades em Maio passado, pouco depois das populações locais terem levantado diversas queixas sobre a sua governação durante um comício popular dirigido pelo Presidente Armando Guebuza, naquele distrito costeiro de Nampula.

Citado pelo jornal “O País”, na sua versão da Internet, o Ministro moçambicano da Administração Estatal, Lucas Chomera, disse que a comissão de inquérito criada para investigar o caso do administrador já terminou o seu trabalho, devendo-se decidir sobre o destino daquele governante nos próximos dias. “ Segundo a lei, ele violou as normas de funcionamento da administração pública.

Devido a isto, primeiro, vai ser demitido das suas funções como administrador, depois, como funcionário terá um tratamento disciplinar e, como a lei manda, o inquérito será remetido à justiça. A procuradoria é que vai dizer o que a lei prevê para actos de corrupção”, disse Chomera.

Chomera disse igualmente que, dependendo da indicação dos autos, a Procuradoria da República poderá investigar a actuação de Amade em Muecate, também em Nampula, onde ele desempenhou as funções de administrador antes de ser transferido para Angoche. “ Do ponto de vista disciplinar, vamos ver, para além dele, quais são os outros funcionários implicados neste processo”, acrescentou o governante.

Até agora, o Ministro diz que já falou com o governador de Nampula, Felismino Tocoli, sobre esta matéria, com vista a analisar o dossier (ainda esta semana) e tomar a devida decisão final sobre o caso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!