A marca alemã de roupa e artigos desportivos Adidas, número dois do mundo, anunciou na segunda-feira que pretende alcançar receitas de 1,5 bilhão de euros vinculadas ao futebol, aproveitando o Mundial da África do Sul.
Até esta segunda-feira, a Adidas informou pretender superar o nível de receitas registrado em 2008, quando as vendas associadas ao futebol chegaram a 1,3 bilhão de euros, beneficiadas pela disputa da Eurocopa 2008 ocorrida na Áustria e na Suíça.
A Adidas, que veste 12 das 32 equipes que competem na África do Sul, pretende vender um total de 6,5 milhões de artigos no atual exercício. Em 2006, ano em que ocorreu o Mundial da Alemanha, o grupo vendeu um total de 3 milhões de camisas. A Adidas também é o patrocinador oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), também é do grupo a chamada “Jabulani”, a bola do Mundial, e o uniforme dos árbitros.
A “Jabulani” é o produto da competição que mais vende actualmente, segundo a empresa alemã, que pretende vender 13 milhões de exemplares este ano, declarou nesta segunda-feira o diretor de actividades da Adidas, Markus Baumann. Até o fim desta semana serão conhecidos os nomes das equipes do Mundial classificadas para as oitavas de final e o presidente do grupo, Herbert Hainer, espera que seis dos doze times que têm contratos com a Adidas cheguem a essa etapa da competição.
A Adidas e sua grande rival, a marca americana Nike, são consideradas as duas empresas mais importantes do futebol, um dos esportes mais praticados no mundo. A Nike patrocina dez equipes do Mundial sul-africano, entre os quais se destacam Brasil, Portugal e, sob a marca Umbro, Inglaterra.