Os cinco ciclistas norte-americanos que depuseram contra Lance Armstrong foram suspensos por seis meses depois de confessarem o uso de doping, disse a entidade USA Cycling (federação de ciclismo dos EUA), Quinta-feira (11).
Tom Danielson, George Hincapie, Levi Leipheimer, Christian Vande Velde e David Zabriskie aceitaram a suspensão como parte de um acordo pelo qual prestarão depoimento jurado à Usada (agência antidoping dos EUA).
A USA Cycling elogiou os ciclistas por confessarem a transgressão, mas disseram que as suspensões serão mantidas, e que os resultados obtidos durante o período em que houve uso confesso de doping serão anulados.
Os cinco ciclistas, todos eles ex-colegas de Armstrong, estão entre as 26 pessoas que depuseram contra o heptacampeão da Volta da França, banido do desporto e privado de todos os seus títulos, mês passado, depois de decidir por não contestar as acusações de doping que lhe foram imputadas.
Armstrong, no entanto, insistiu que é inocente, e os seus advogados acusaram a Usada de promover uma “caça às bruxas”.
Mas a Usada divulgou, Quarta-feira (10), um relatório citando “provas inegáveis” de que Armstrong foi um dos chefes de um esquema sofisticado para a distribuição e consumo de doping entre ciclistas.