Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Açucareira da Companhia de Sena aumenta produção

Cerca de 100 mil toneladas de açúcar deverão ser produzidas, a partir de 2014, pela fábrica da Companhia de Sena, no distrito de Marromeu, em Sofala, fruto da aplicação de cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos por investidores brasileiros e franceses proprietários do empreendimento.

Em finais de 2011, a produção será de 72 mil toneladas, contra 47,4 mil de 2010, segundo Stephane Isautier, director-geral daquela empresa que emprega cerca de oito mil trabalhadores, em média anual, e ocupa uma área de 24 mil hectares, dos quais 16 mil em exploração.

O incremento em cerca de 28 mil toneladas de açúcar ficará a dever-se, basicamente, ao aumento da capacidade da empresa de usar o sistema de irrigação para 78%, em 2014, contra 66% do presente ano, segundo ainda Isautier, sintetizando que os investimentos a serem aplicados serão para áreas fabris, agrícola, de transporte da produção e da cana sacarina e para aquisição de uma nova tecnologia.

“Os investimentos naquelas áreas irão contribuir para o aumento de rendimentos agrícolas e eficiência industrial”, realçou o director-geral da Companhia de Sena, falando em exclusivo ao Correio da manhã, na vila de Marromeu.

O recurso intensivo ao sistema de irrigação visa reduzir quedas de produção da cana sacarina devido à seca que tem fustigado as áreas de produção da Companhia de Sena, aliada a inundações que se alternam com a estiagem.

Guarani

Refira-se, entretanto, que brasileiros e franceses criaram, em Agosto de 1998, uma holding denominada Guarani, através da empresa brasileira Petrobras e francesa Tereos, detendo 95% de acções da firma, contra 5% do Estado moçambicano.

A Companhia de Sena produz açúcar branco e castanho para exportação e a sua produção passou de 16 mil toneladas, em 2001, para 49,3 mil toneladas no ano seguinte e para 67,6 mil toneladas em 2003.

O pico atingido até ao momento foi em 2005, altura em que a produção de açúcar foi na ordem das 73,3 mil toneladas, de acordo igualmente com o director- geral da Companhia de Sena, em Marromeu, província de Sofala.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!