Pelo menos 35 pessoas morreram e outras 85 contraíram ferimentos entre graves e ligeiros, em consequência de 67 acidentes de viação registados entre 28 de Abril e 04 de Maio corrente em Moçambique.
O porta-voz do Comando-geral da Polícia moçambicana (PRM), Pedro Cossa, apontou o excesso de velocidade e a condução em estado de embriaguez como sendo a maior causa dos sinistros.
Cossa falava, Terça-feira, em Maputo, durante o habitual ‘briefing’ semanal a imprensa. Segundo a fonte, durante a semana em análise, foram registados 24 casos de atropelamento, 16 choques entre carros, 11 despistes seguidos de capotamento, 10 choques entre carro e moto, sete por má travessia de peões.
No âmbito da fiscalização de viaturas na via pública, a polícia interpelou 14.194 viaturas, o que resultou na aplicação de 2.845 multas e apreensão de 84 veículos por excesso de velocidade.
Durante este período, de acordo com o porta-voz da Policia, foram apreendidas 99 cartas de condução, também por excesso de velocidade, e outras 51 cujos condutores apresentaram excesso de álcool no sangue.
“A Policia deteve ainda cinco automobilistas por condução ilegal”, disse Cossa, apelando a todos os cidadãos para conduzirem com prudência.