Cinco pessoas morreram e outras 25 contraíram ferimentos graves e ligeiros na capital moçambicana em consequência de 29 acidentes de viação ocorridos na semana de 06 a 12 de Maio em curso.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) indica que dos feridos constam 18 em estado grave, sete ligeiros e danos materiais avultados e ligeiros nas viaturas envolvidas nos sinistros.
O porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo, Orlando Modumane, disse que dos 29 acidentes registados, 19 foram atropelamentos, sete choques entre carros e três despistes e capotamento. O excesso de velocidade, a má travessia de peões, a condução em estado de embriaguez, dentre outras irregularidades são indicadas como as principais causas dos acidentes em causa.
No que tange ao combate e prevenção da sinistralidade rodoviária, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou, de acordo com Modumane, 3.644 viaturas, das quais 1.324 multadas por violação as mais elementares regras de trânsito, 17 viaturas apreendidas e 163 automobilistas submetidos ao teste alcoólico. Destes, 58 acusaram positivo.
A PT deteve igualmente sete condutores por tentativa de suborno aos seus agentes com notas de 40 a 500 meticais, quatro por abandono do sinistrado e três por condução ilegal.