Pelo menos 35 pessoas perderam a vida, 89 contraíram ferimentos graves e ligeiros em resultado de 41 acidentes de viação ocorridos na semana passada em diferentes estradas do território moçambicano.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), indicou que o excesso de velocidade, o despiste e capotamento, o choque entre carros é que concorreram para esta desgraça, e lamentou a ocorrência de 18 atropelamentos e quatro quedas de passageiros.
Com vista a combater estes incidentes, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 25.581 veículos, dos quais apreendeu 137 por diversas irregularidades, emitiu 4.877 avisos de multa, apreendeu 49 cartas alegadamente porque os seus titulares conduziam sob o efeito do álcool e deteve 16 indivíduos por condição ilegal.
Pedro Cossa apela à sociedade, em particular aos automobilistas, para que nesta quadra festiva, principalmente, seja prudente e respeite as regras elementares de trânsito e o que está previsto no Código da Estrada.