Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidentes de viação matam 29 pessoas em uma semana em Moçambique

O elevado número de condutores que se faz ao volante ilegalmente, a falta de responsabilidade, a formação deficiente e o desrespeito constante das regras de trânsito minam os esforços da Polícia de Trânsito (PT) no combate ao derramamento de sangue e mortes nas estradas nacionais, reconhece o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

O porta-voz daquela instituição, Pedro Cossa, alerta à sociedade para que intervenha no sentido de se evitar que as mortes que semanalmente tendem a aumentar. A título de exemplo, na semana de 24 a 28 de Junho passado, foram registados, em todo o território moçambicano, 44 acidentes de viação que resultaram em 29 óbitos, 20 feridos graves e 21 ligeiros, número considerado preocupante, havendo, por isso, a necessidade de se trabalhar e forma conjunta com a PT, para evitar qua mais cidadãos inocentes morram por causa da negligência de alguns condutores.

Dos sinistros registados, 20 foram atropelamentos, nove choques entre carros, oito despistes e capotamento, três choque carro-moto e quatro quedas de passageiros. Igualmente, a Polícia fiscalizou 29.915 viaturas, das quais 5.280 multadas, 14 livretes e 36 viaturas apreendidas e 94 condutores surpreendidos em estado de embriaguez.

Segundo Cossa, uma parte significante de condutores que se envolvem em acidentes de viação são jovens que se fazem transportar nas viaturas dos pais, de forma ilegal, porque falta responsabilidade e controlo dos progenitores e, apesar da intensificação das campanhas de educação cívica, ainda há muitos automobilistas que se fazem à rua embriagados, reduzindo a nada os esforços da corporação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!