Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 49 ficaram feridas vítimas de 37 acidentes de viação ocorridos no país durante a semana passada, revelou, Terça-feira, em Maputo, o porta-voz do Comando Geral da Polícia (PRM), Pedro Cossa.
Falando durante o habitual briefing semanal à imprensa, Cossa referiu que 17 acidentes são do tipo atropelamento, 11 choque entre carros, despistes e cinco capotamentos.
“Estes acidentes foram causados por excesso de velocidade, ultrapassagem irregular, corte de prioridade, mudança irregular e condução em estado ébrio”, disse Cossa.
No mesmo período, as autoridades moçambicanas fiscalizaram 23.990 viaturas que resultaram em multas a 5.495 automobilistas por várias infracções ao código de estrada. A Polícia de Transito (PT) também apreendeu 120 veículos, 48 livretes, 89 cartas de condução e deteve nove indivíduos por condução ilegal.
No período em análise, foram detidos outros 127 indivíduos indiciados de diversos crimes, dos quais 81 contra a propriedade, 38 contra pessoas e oito contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
O porta-voz aproveitou a oportunidade para anunciar que a PRM deteve, sexta-feira, um grupo de cinco indivíduos indiciados pelo assalto ao Posto Policial Volante 6, no bairro Benfica, na capital moçambicana, a 15 do corrente mês.
A corporação aponta ainda que a operação dos malfeitores ocorreu por volta das 23 horas e não 20 horas, segundo informaram algumas testemunhas oculares.
Durante o assalto ocorreu uma troca de tiros entre os supostos ladrões e a Polícia, que culminou com a morte de um agente identificado pelo nome de Leonardo Mazul e ferimento com gravidade de um outro.