Pelo menos 20 pessoas morreram último sábado em consequência de dois acidentes separados ocorridos nas províncias de Gaza e Maputo, Sul de Moçambique. No acidente ocorrido em Gaza, 14 pessoas morreram e outras quatro contraíram ferimentos, três das quais em estado grave, segundo a Policia moçambicana (PRM).
Este sinistro ocorreu em Lionde, no distrito de Chókwè, quando uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiros, vulgo ‘chapa’, com 18 pessoas e circulando a alta velocidade despistou e capotou ao não conseguir descrever uma curva, ao longo da estrada Macia – Chókwè. Todas as 18 pessoas que iam na viatura, que ficou totalmente destruída, viajavam de Maputo, a capital moçambicana, para Chòckwé, onde iam participar num casamento.
Ainda no sábado, um outro acidente do tipo choque entre um camião e uma carrinha provocou a morte de seis pessoas, quatro das quais ficaram carbonizadas. Este acidente ocorreu no distrito de Boane, na província de Maputo. Todos os seis mortos eram ocupantes da carrinha envolvida no sinistro, e que circulava no sentido Moçambique – Africa do Sul.