Pelo menos 22 pessoas perderam a vida e 82 contraíram ferimentos, das quais 37 em estado grave, em consequência de 30 acidentes de viação, ocorridos na semana passada, no território moçambicano.
Relativamente às causas, o período em análise foi igual a tantos outros, na medida em o excesso de velocidade, a condução sob o efeito de álcool e a inobservância, por vezes deliberada, das regras de trânsito concorreram para o derramamento de sangue e luto nas rodovias.
Dos 30 sinistros rodoviários, 25 resultaram do excesso de velocidade. Ainda da totalidade dos sinistros, 13 foram atropelamentos, oito choques entre carros, quatro despistes e capotamento, entre outros.
Na tentativa de impor a ordem nas estradas, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 45.295 viaturas, aplicou 6.102 multas por diversas infracções, apreendeu 12 carros, deteve nove pessoas por condução ilegal e outras quatro por suborno.
Estes últimos indivíduos foram presos nas províncias de Tete e Cabo Delgado, supostamente por desembolsarem valores que variam de 50 a 1.000 meticais para evitar a aplicação de multas.