Pelo menos 51 pessoas perderam a vida, 41 ficaram gravemente feridas e 33 contraíram traumas ligeiras em resultado de 52 acidentes de viação ocorridos entre 30 de Agosto passado e 05 de Setembro corrente em diversas estradas de Moçambique.
Além de outros incidentes, Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que houve 24 atropelamentos e cinco quedas de passageiros causados pelo excesso de velocidade.
O agente da Lei e Ordem lamentou o facto de as medidas de sensibilização com vista a refrear o derramamento de sangue e mortes nas estradas não estarem a surtir efeito. Os condutores continuam fazer-se ao volante em estado de embriaguez, tendem cada vez mais a não respeitarem as medidas de trânsito.
Contudo, a Polícia de Trânsito (PT) tem estado a fazer o seu trabalho. Neste contexto, fiscalizou 24.325 viaturas, das quais apreendeu 52 por deficiências mecânicas, emitiu 4.801 avisos de multas a condutores infractores, apreendeu 52 cartas de condução e deteve sete automobilistas por condução ilegal.