Um acidente de comboio nesta terça-feira na Holanda causou um morto e vários feridos na cidade de Dalfsen (nordeste do país), segundo confirmou o seu autarca, Han Noten, em conferência de imprensa.
O comboio de passageiros colidiu contra uma plataforma elevadora móvel que cruzava as vias numa passagem de nível e descarrilou. O impacto, que foi violento devido à velocidade à qual o comboio circulava, provocou a morte do condutor do comboio e deixou até seis feridos entre os passageiros, dois dos quais foram transferidos ao hospital de Zwolle, indicou Noten.
Os restantes foram atendidos no lugar do acidente, após o qual puderam ir para casa. Por enquanto desconhece-se se o acidente foi causado por erro humano ou técnico. O operador da plataforma móvel, que saltou do aparelho justamente antes da colisão, foi detido e vai prestar declarações amanhã no marco da investigação penal aberta para esclarecer o ocorrido, explicou o autarca.
ProRail, a empresa holandesa de manutenção e ampliação da infraestrutura ferroviária nacional, assegurou que a passagem de nível é segura e recalcou que é importante que exista uma investigação em profundidade sobre este acidente.
O trânsito ferroviário vai permanecer suspenso por enquanto e, segundo a ProRail, restabelecê-lo irá demorar algum tempo.
O acesso ao local onde as quatro carruagens que descarrilaram ficaram espalhadas e os desafios do acidente é de difícil acesso para a maquinaria pesada que se precisa para retirá-los pois está rodeada de montanhas, assegura a imprensa local.
O comboio pertencia à companhia Arriva e cobria o trajeto Zwolle-Emmen.