Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidente aéreo mata principal conselheiro presidencial do Congo

O principal conselheiro de Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo, morreu e o ministro das Finanças do país ficou seriamente ferido num acidente aéreo próximo à cidade oriental de Bukavy, este Domingo, informaram as autoridades.

O acidente, o mais recente num país com um dos piores registros de segurança aérea do mundo, acontece enquanto Kabila trava negociações para formar um novo governo de coligação depois da sua contestada vitória num caótico processo eleitoral em Novembro.

O conselheiro de Kabila, Augustin Katumba Mwanke, de 58 anos, era considerado por muitos como “o poder por trás do trono”, segundo documentos norte-americanos.

Ele era ex-governador da província de Katanga, rica em cobre, e detinha grande influência no sector mineral do país.

Sobre o poder de Katumba, um senador congolês disse, sob condição de anonimato: “Se você quisesse negociar algo e Kabila dissesse que ‘sim’, as chances eram de 50 por cento, mas se Katumba disse que ‘sim’, as chances eram de 100 por cento”.

O porta-voz do governo, Lambert Mende, disse que o piloto do avião também morreu na queda. Ele confirmou a morte de Katumba, dizendo ser “uma grande perda”.

Lambert disse que o ministro das Finanças, Matata Ponyo Mapon, e o embaixador Antoine Ngonda estavam gravemente feridos por conta da queda da aeronave, e que Marcellin Cishambo Rohuya, governador da província sulista de Kivu, teve ferimentos leves.

Não há ainda um número de mortos total oficial e os detalhes sobre o acidente são poucos. Um porta-voz das Nações Unidas disse que o avião de pequeno porte parecia ter ultrapassado toda a extensão da pista de pouso.

“Não tenho o número de passageiros, mas de acordo com o nosso pessoal em Kivu, o piloto pousou no meio da pista, e foi até ao fim dela”, disse Alexandre Essome, porta-voz da missão da ONU MONUSCO em Goma, de onde o avião decolou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!