Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abraço de Michelle Obama em Elizabeth II contraria imprensa britânica

Um abraço de Michelle Obama, esposa do presidente norte-americano, na rainha Elizabeth II na recepção no Palácio de Buckingham, antes da cúpula do G20, gerou polêmica em meio à imprensa britânica, incomodada com a quebra do protocolo.

“Parece que se deixa de lado o protocolo quando os Obama estão aqui”, lamenta o Times, referindo-se à recepção real na residência londrina de Elizabeth II para os líderes que participavam da cúpula do G20.

A Rainha fez um gesto com a mão, como se fosse abraçar Barack Obama, e a primeira-dama norte-americana considerou oportuno retribuir o gesto da monarca com um abraço, no mais puro estilo norte-americano.

Embora a Rainha possa tocar seus convidados, esse gesto é proibido para aqueles que se reúnem com ela e poucos se atreveram a desrespeitar as normas no passado. Os diários britânicos criticaram o ex-primeiro-ministro australiano Paul Keating em 1992 por ter se atrevido a envolver Elizabeth II com seu braço, chegando a dar a ele o apelido de “o lagarto”.

O ex-presidente francês Jacques Chirac, mais respeitoso com o protocolo, reuniu-se com a monarca em 2004 sem tocá-la, mas, apesar disso, foi criticado pela imprensa por ter quase se roçado à Rainha.

Um abraço “é uma ruptura do que se considera o protocolo apropriado quando alguém se reúne com a Rainha”, lembra o Daily Telegraph. “O presidente norte-americano e sua esposa parecem muito descontraídos na companhia da Rainha e do duque de Edimburgo”, o príncipe consorte, ressalta o Times, indicando: “Antes de sair, a senhora Obama disse à Rainha: ‘Gostei muito do nosso encontro'”.

De qualquer forma, os jornais não ignoraram o ambiente amistoso da reunião entre os Obama e a Rainha e todos eles mencionam os elogios recíprocos entre eles: Barack Obama deu um iPod personalizado à Rainha, que, por sua vez, deu uma fotografia do casal real.

A BBC acrescentou que a Rainha pediu a Michelle Obama que “desse notícias suas”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!