Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abbas encerra oficialmente o congresso da Fatah

O presidente palestino Mahmud Abbas encerrou oficialmente este sábado o congresso de seu partido, o Fatah, que rejuvenesceu o executivo desta formação laica que dominava a cena política antes de ser derrotada nas urnas pelo grupo islamita Hamas.

O congresso, sem precedentes desde 1989, começou em 4 de agosto em Belém, na Cisjordânia. Durante esta reunião, mais de 2.000 delegados renovaram as principais instâncias do Fatah: o Comitê Central e o Conselho Revolucionário. Abbas anunciou o final do congresso após o anúncio dos resultados da votação para o Conselho Revolucionário, integrado por 120 membros, 80 deles eleitos e 40 designados pela direção.

Entre os candidatos eleitos, mais de 70 pessoas fazem parte pela primeira vez nesta instância, a segunda em importância por trás do Comitê Central. Onze mulheres estão entre os eleitos. O novo Comitê Central também foi renovado durante o congresso, com a entrada de diretores da nova geração, com a eleição entre outros de Marwan Barghuthi, detido em Israel, e homens com mão de ferro saídos dos serviços de segurança, como Mohamed Dahlan e Jibril Rajub.

Abbas manifestou sua satisfação pelo bom desempenho do Congresso e anunciou a realização “nos próximos dias” de uma reunião do Conselho Nacional Palestino (CNP), parlamento no exílio, para dinamizar a OLP, a Organização para a Liberação da Palestina que preside. A última reunião plenária do CNP, que conta com 500 membros, foi realizada em 1996 em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!