Um Airbus A380 da Air France decolou esta sexta-feira do aeroporto parisiense de Roissy com destino a Nova York com mais de 500 passageiros a bordo, marcando o início da utilização comercial do avião gigante por uma companhia europeia. No comando do voo AF380 estiveram o comandante de bordo Benoit Laurent e uma co-piloto, Patricia Haffner, primeira mulher a obter o diploma da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) francesa.
O A380 decolou de Roissy às 11H40 (08H40 de Brasília) e aterrissou às 18H07 (15H07 de Brasília) no aeroporto JFK, em Nova York, segundo o porta-voz da Air France Cedric Leurquin. Os quase 380 passageiros compraram sua passagem em um leilão, com um assento na classe econômica valendo cerca de mil euros. Foram arrecadados “mais de 300.000 euros”, anunciou o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon. O dinheiro será doado a instituições de caridade.
Além dos passageiros e dos 22 membros da tripulação, embarcaram dirigentes da companhia e vários convidados. A Air France prometeu tratamento especial para seus dois primeiros voos transatlânticos do A380 – no sábado, será a vez da rota Nova York-Paris -, com “surpresas” e alguns mimos. A novidade também atraiu vários funcionários. “Recebemos mais de 3.000 candidaturas de auxiliares de voo e comissários de bordo para fazer os primeiros voos”, contou Gourgeon.
Os voos comerciais regulares com a nova aeronave começarão no dia 23 de novembro. A Air France encomendou no total 12 A380. Outros três devem ser entregues até o mês de junho. Depois de Nova York, os próximos destinos do A380 deverão ser Johannesburgo e Tóquio.