Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

A Última Ceia, uma refeição que foi ficando cada vez mais farta

A Última Ceia, compartilhada, segundo os Evangelhos, por Jesus e seus discípulos, foi sendo representada pelos artistas com pratos cada vez maiores e com alimentos mais abundantes, à medida que passavam os séculos, assinalam professores americanos.

Brian Wansink, professor de Economia Aplicada da Universidade Cornell de Nova, e seu irmão Craig Wamsink, professor de estudos religiosos do Virginia Wesleyan College de Norfolk e pastor presbiteriano, analisaram 52 dos mais famosos quadros que representam a Última Ceia, concebidos entre os anos 1000 e 2000. Recorrendo à ajuda de computadores, os dois descobriram que, de século em século, o tamanho dos pratos colocados diante de Jesus e seus 12 apóstolos, comparados com o tamanho médio da cabeça dos personagens, aumentava paulatinamente até chegar a um tamanho 65,6% superior no decorrer de mil anos.

O tamanho do prato principal aumentou 69,2% e o pedaço de pão 23,1%. Entre os que se pode discernir o conteúdo do prato principal, o pescado é usado em 18%, o cordeiro em 14% e a carne suína em 7%. A porcentagem restante dos alimentos representados é impossível de identificar. Segundo Brian Wansink, a evolução reflete o desenvolvimento da agricultura no curso dos últimos 10 séculos, que produziu “um crescimento enorme da produção, da distribuição, da segurança alimentar, da quantidade de alimentos e da possibilidade de adquiri-los”.

“Achamos que, como a arte imita a vida, as mudanças se refletiram nas pinturas da ceia mais famosa da história”, destacaram os dois professores, cuja pesquisa foi publicada na revista britânica The International Journal of Obesity.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!