Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

À disposição 3,1 biliões de meticais para investir no Norte de Moçambique

O Japão colocou à disposição de Moçambique perto de USD118 milhões, equivalentes a aproximadamente 3,1 biliões de meticais, para financiar projectos destinados ao melhoramento de infraestruturas e apoio ao fomento da agricultura comercial nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

O programa será implementado no período 2013/2015 e insere-se no quadro do apoio do Japão ao Corredor de Desenvolvimento de Nacala, no Norte de Moçambique, segundo Ryuichi Nasu, representante no país da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).

No que respeita ao sector agrícola, o Japão pretende apoiar pequenos produtores locais que se dedicam à produção de bens para os mercados de comercialização no mercado doméstico e dos países vizinhos, de acordo com o responsável da JICA.

Do valor disponibilizado, cerca de USD30 milhões deverão ser aplicados no apoio técnico de diferentes instituições empenhadas na materialização daquele objectivo socioeconómico, acrescentou Nasu, salientando que o restante montante vai ser posto à disposição de operadores e associações de camponeses interessados no programa.

A iniciativa vai permitir que os produtores locais possam tirar maior proveito da melhoria do acesso aos mercados e dos meios tecnológicos a serem transferidos no quadro da cooperação entre Japão e Moçambique, realçou ainda Nasu, falando, esta Quinta-feira, à margem de um encontro entre representantes do Ministério da Agricultura e parceiros internacionais de Cooperação com o país.

Refira-se que o Japão é o maior financiador do Programa de Desenvolvimento da Agricultura nas Savanas de Moçambique (ProSavana), iniciativa também comparticipada pelos Governos moçambicano e do Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!