Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Município da Matola está a bom ritmo, Nhancale

O presidente do Concelho Municipal da Cidade da Matola, Arão Nhacale, considera positivo o balanço das actividades do presente ano, traduzidas em muitas realizações e promete redobrar esforços na oferta de melhores serviços aos munícipes.

Nhacale falou na quarta-feira, durante a IV Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Matola, na qual apresentou o seu informe, sobre o estado de cumprimento do plano de actividades referentes ao ano 2009. “Apraz-nos concluir que o nosso balanço referente ao presente ano é positivo. Cumprimos com o planificado em termos de realização programática. Elevamos o nível de prestação ao nível de execução financeira à luz da legislação pertinente”, disse Nhacale.

No seu informe, o edil fez menção a várias áreas de actuação, sobretudo, dos pelouros de planeamento territorial e urbanização; administração municipal e desenvolvimento; finanças e património; politica municipal e protecção civil; transportes e comunicações; actividades económicas e serviços; mercados, feiras, desenvolvimento e águas; obras e infraestruturas municipais; salubridade e ambiente, entre outros. Das actividades feitas destaca-se a construção de 10.4 quilómetros de estradas; oito quilómetros de terraplanada; construção, reabilitação e abertura de 11 furos de água; a recolha e tratamento do lixo bem como à abertura de novas rotas para transportadores de passageiros.

Embora a comissão de desenvolvimento e ambiente ter louvado o esforço empreendido pela edilidade, sobretudo limpeza e recolha de lixo nas vias públicas, cemitérios e outros lugares populares, ainda se pode observar montes de lixo um pouco por toda a cidade, o que, aliado às chuvas que têm vindo a cair nos últimos dias bem como à fraca capacidade de recolha de resíduos sólidos, pode contribuir para a eclosão de cólera e outras doenças endémicas bem como à propagação de mosquito, o maior causador da malária. O conflito de terra (cerca de 60 casos só para este ano) e o surgimento de corpos sem vida (oito corpos em menos de um ano) são outros problemas frequentes e que apoquentam os munícipes da Matola, mas que, segundo o edil, “tudo está sendo feito para reverter/estancar a situação”.

Entretanto, os desafios na Matola ainda são enormes e chamam a quem de direito para um engajamento redobrado. Ainda na quarta-feira, os membros da Assembleia Municipal da Matola (órgão deliberativo da autarquia) irão apreciar as propostas, para o ano 2010, do plano de actividades e orçamento do Conselho e da Assembleia Municipal. Trata-se de uma agenda cujos pontos constituem o verdadeiro suporte na condução das actividades para o próximo ano, o segundo do mandato. Os debates continuam até amanha (quinta-feira) com a aprovação das propostas referentes a 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts