O Banco de Moçambique assina terça-feira, em Maputo, com as instituições de crédito um memorando de entendimento para a constituição de uma Sociedade Interbancária de Serviços.
A sociedade irá permitiir a criação de um sistema integrado de serviços que envolvam ATM’s e POS’s pressupondo a disponibilização de soluções tecnológicas partilhadas por todos os membros, que garantam aos seus clientes a prestação dos mais variados serviços, nomeadamente o levantamento de numerário em ATMs, as consultas de saldos e de movimentos em ATM’s, bem como as transferências eletrónicas interbancárias efectuadas em ATM’s.
Com a consituição desta sociedade, os serviços como o pedido de livro de cheques, alteração de PIN e pagamento de facturas em ATM,s a compensação interbancária de cartões nacionais e interbancária de transações domésticas efectuadas com cartões internacionais emitidos por bancos que operam em Moçambique ficaraão mais facilitados. Os serviços da Sociedade Interbancária incluirão, ainda, a venda de recargas em ATM,s de serviços de telefonia móvel pré-pagos, o carregamento directo de telemóveis.