O número de novos infectados pela covid-19 em Moçambique continuam a reduzir no entanto a 3ª vaga continua em ascensão pelas províncias de Nampula e Niassa. Nas últimas 24 horas a pandemia respiratória matou mais dois moçambicanos.
O Ministério da Saúde(MISAU) notificou dois novos óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um do sexo feminino e um do sexo masculino, ambos de nacionalidade moçambicana e de 20 e 33 anos de idade, respectivamente.
Os dois óbitos foram declarados no dia 20/08/2021 e ocorreram um na Província de Tete e outro na Província de Inhambane elevando para 1.785 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país.
Aumentaram ligeiramente para 220 os pacientes internados novos covidários na sequência de 22 novos internamentos e de 15 altas hospitalares.
Continuando a testar pouco mais 510 indivíduos testaram positivo para o SARS CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 499 moçambicanos, que aumentaram para 142.523 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que a pandemia está em ascensão pela Província de Nampula onde foram identificados um novo infectado no Distrito de Monapo, um no Distrito de Mecuburi, dois no Município de Angoche, dois no Distrito de Moma, três no Município de Nacala-Porto, três no Distrito de Mossuril, quatro no Distrito de Nacala-à-Velha, quatro no Distrito de Lalaua, sete no Distrito de Ribáue e 88 na Cidade de Nampula.
Também em ascensão está a pandemia pela Província de Niassa com um novo infectado no Distrito de Mecanhelas, um no Distrito de Mandimba, três no Distrito de Marrupa, três no Distrito de Metarica, nove no Distrito de Ngauma, dez no Distrito de Lago e 66 na Cidade de Lichinha.
Pela Província de Cabo Delgado foram detectados um novo infectado no Distrito de Nangade, um no Município de Montepuez, dois no Distrito de Balama, cinco no Distrito de Metuge, sete no Distrito de Namuno, 13 no no Distrito de Chiúre e 14 na Cidade de Pemba.
Surtos eclodiram na Província da Zambézia com um novo infectado no Distrito de Molumbo, um no Distrito de Pebane, dois no Município de Guruè, três no Distrito de Nicoadala, quatro no Município de Milange, oito no Distrito de Mocubela, nove no Município da Maganja da Costa e 14 na Cidade de Quelimane.
Na Província de Gaza foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Massangena, um no Distrito de Massingir, quatro no Distrito de Mabalane, cinco no Distrito de Chingoene, seis no Município de Chibuto, sete no Distrito de Limpopo, 16 no Município de Mandlakazi, 24 no Distrito de Chicualacuala, e 29 na Cidade de Xai-Xai.
Testando cada vez menos na Cidade de Maputo foram detectados dois novos infectados no Distrito Municipal de Kamavota, três no Distrito Municipal de Kamubukwana, quatro no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e 31 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Outros surtos eclodiram com 16 novos infectados na Cidade de Inhambane, dez na Cidade da Matola, dez no Município de Vilankulo, oito no Distrito de Sussundenga, oito no Município da Namaacha, quatro no Município da Maxixe, quatro na Cidade do Chimoio, três no Distrito de Inhassoro, dois no Distrito de Zavala, um no Distrito de Búzi, um no Distrito de Manica, um no Município de Marromeu, um no Distrito de Chiúta, um no Distrito de Maríngue e um no Município de Boane.