DARWIN NOW é uma exposição temporária que está patente no Museu de História Natural de Maputo, de 2 de Dezembro até 27 de Fevereiro. Organizada pelo British Council em colaboração com o Museu de História Natural e a Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal, esta exposição é alusiva às celebrações internacionais do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ao 150º aniversário da publicação de seu livro revolucionário “A origem das Espécies e a Seleção Natural”, onde elaborou os princípios de sua teoria da evolução das espécies pelos meios da seleção natural.
DARWIN NOW explora a vida e obra do naturalista britânico Charles Darwin e o impacto que suas idéias sobre a evolução das espécies ainda provocam. Poucos nomes na história da ciência são tão celebrados quanto Darwin e suas idéias revolucionárias, hoje pilares da biologia e da genética presentes em muitas áreas da ciência moderna.
A sua obra dá nos uma perspectiva sobre algumas das mais importantes questões presentes no século 21 e esta exposição aborda algumas reacções contemporâneas às teorias evolucionistas de Darwin, explorando como avanços em campos tão diversos como geologia e economia influenciaram este pensamento.
São 14 os temas abordados: Quem foi Darwin; Redes Globais; Teoria de Darwin: hereditariedade, variação, seleção; Reações; Evidência para a Evolução – Naquela Época; Evidência para a Evolução – Hoje em Dia; A Evolução desafia a Religião?; Como surgem as novas espécies?; Humanos em Evolução; Como a Música evolui?; Como evoluem os Genomas?; Evolução Íntima?; Uma Síntese Maior?; Por que tantos?; além do mapa da viagem de Charles Darwin no H.M.S.Beagle, com as regiões costeiras de todo o Hemisfério Sul visitadas.
A exposição também pode ser visita online em http://darwin.britishcouncil.org/exhibition.