À semelhança da cidade de Maputo, Nampula passará a contar com uma estátua em homenagem a Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, a partir de Janeiro de 2010, segundo previsões do governo local. Páscoa de Azevedo, directora provincial de Educação e Cultura, disse esta segunda-feira que a obra está a ser executada na vizinha República da África do Sul, para, segundo suas palavras, facilitar o processo de supervisão do projecto. À luz do mesmo projecto, o governo de Nampula concluiu recentemente a construção, no centro da cidade, do monumento que acolherá a referida estátua.
O projecto esteve orçado em cerca de três milhões de meticais, desembolsados a partir dos cofres do Estado. Esta informação foi-nos facultada por ocasião do 23º aniversário da morte daquele que foi o Presidente da então República Popular de Moçambique, assinalado esta segunda-Feira.
Patrono da Escola Militar, actualmente transformada em Academia Militar, único estabelecimento militar de ensino superior no país, Marechal Samora Machel perdeu a vida num acidente aéreo, em Mbuzine, região fronteiriça entre Moçambique e África do Sul, a 19 de Outubro de 1996, quando regressava de mais uma missão diplomática na República da Zâmbia.