Desfiles de carros, motorizadas e pedestre para distribuição de panfletos contendo os símbolos do partido e a fotografia de Armando Guebuza, candidato da Frelimo a sua própria sucessão nas eleições Presidências e legislativas que este ano decorrerão em simultâneo com as das assembleias provinciais, foram as “armas” escolhidas para a “caça ao voto” durante o dia de domingo.
Assim, ao longo da manhã de domingo na cidade de Chomio, a capital da província central de Manica, filas de carros, motorizadas e camiões transportando membros e simpatizantes do partido no poder, gritando “vota vota Guebuza, vota vota Frelimo”, rondaram por diversas artérias da cidade para fazer passar a mensagem de “caça ao voto” desta organização política.
As caravanas empunhando bandeiras contendo os símbolos do partido usaram como estratégia a distribuição de bandeirolas numa iniciativa através da qual se prende que o eleitorado consiga reconhecer com facilidade o candidato Armando Guebuza, para facilitar a votação.
A mensagem transmitida pelas caravanas em desfile ao eleitorado incluía o pedido de voto pela continuidade da luta contra a pobreza e do desenvolvimento do país. Ao longo da marcha, em pelo menos uma ocasião simpatizantes da Renamo e da Frelimo cruzaram–se sem problemas.
Já em Gondola, o membro do comité provincial do partido Frelimo, Eduardo Gimo, dirigiu uma marcha pedestre de “caça ao voto” para fazer passar a mensagem do partido que para alem de distribuir panfletos tratou de explicar ao eleitorado sobre como votar “certo”.
Fazendo uma breve resenha do decurso da campanha naquele distrito, Gimo disse que a Frelimo conseguiu fazer chegar a mensagem a todos os cerca de 38 mil habitantes da urbe tendo garantido que a vitoria do seu partido é certa.
“A vitória está perfeitamente assegurada”, garantiu A Frelimo, segundo Gimo, esta a trabalhar tranquilamente em todos os oito bairros da urbe, garantindo a vitoria através de explicações sobre como votar e porque votar na Frelimo e seu candidato, Armando Guebuza.
Gimo disse que as estratégias seleccionadas tem sido a realização de encontros com a população, pessoas influentes, contacto porta a porta, contacto interpessoal, para alem da realização de marchas.