Um total de 67 pessoas morreram por causa de acidentes de viação registados em todo Moçambique durante as últimas duas semanas, segundo disse esta terça-feira a imprensa, em Maputo, fonte da Policia moçambicana (PRM). “O problema de acidentes de viação é muito grave”, declarou o porta-voz do Comando-geral da PRM, Pedro Cossa, acrescentando que durante o mesmo período 141 pessoas contraíram ferimentos graves, além de 80 feridos graves registados só na semana passada.
“Alguns desses indivíduos feridos poderão levar o resto da vida na cadeira de rodas ou mesmo vir a perder a vida, devido a gravidade dos acidentes que sofreram”, acrescentou a fonte. No total, a Policia registou 82 acidentes de viação ocorridos durante a semana passada, dos quais 47 são atropelamentos, causados por excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, cortes de prioridade, má travessia das estradas, entre outros factores. A Policia diz que tem vindo a intensificar as suas acções de fiscalização de viaturas e automobilistas com vista a garantir a segurança rodoviária.
Assim, no âmbito do programa “Viagem Seguro”, a PRM fiscalizou um total de 11.504 viaturas, acção que resultou na imposição de 1996 multas, bem como a apreensão de 52 viaturas devido a diversas irregularidades. Por outro lado, 345 condutores ficaram sem cartas de condução devido ao excesso de velocidade, além de outros 101 documentos do género confiscados a igual número de pessoas por causa da condução com elevado teor de sangue no organismo.