Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se assinala no dia 8 de Março, o Standard Bank vai alterar as cores das suas plataformas digitais, de azul para magenta, em apoio ao movimento de solidariedade da ONU Mulher pela igualdade de género HeForShe (ElePorEla).
Através deste gesto, o Standard Bank pretende reafirmar o seu compromisso de gerar mudanças tangíveis em consonância com iniciativa HeForShe (ElePorEla), que encoraja os homens a estarem ao lado das mulheres na luta pela igualdade de género.
“Alcançar a igualdade de género não é apenas um direito humano fundamental, mas sim um imperativo empresarial. As mulheres incorporam a metade do talento, habilidades, energia e mais da metade do poder de compra. Todo o líder de negócios sensível deve comprometer-se com a igualdade de género na sua empresa e contribuir para a causa nas sociedades em que eles operam”, considera o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha.
Criada em 2014 pela ONU Mulher, o movimento de solidariedade HeForShe (ElePorEla) ganhou impulso, levando cidadãos no mundo inteiro a tornarem-se agentes de mudança. Uma característica única do movimento é que convida os homens e as mulheres do mundo inteiro a unirem-se como parceiros iguais, por forma a arquitectar uma visão partilhada da igualdade de género, tornando possíveis as soluções localmente relevantes para o empoderamento da mulher e para o bem da sociedade.
“Só poderemos impulsionar o crescimento de Moçambique se fizermos a parte que nos cabe para assegurar que os direitos da mulher e da rapariga tenham o mesmo tratamento e atenção. No mundo empresarial, também significa que temos de criar um ambiente propício, livre de preconceitos, em que as mulheres são capazes de progredir e de serem bem sucedidas na base do mérito e das habilidades”, acrescentou Chuma Nwokocha.
A parceria entre o Standard Bank e o movimento HeForShe (ElePorEla) foi firmada a 26 de Setembro de 2018, no evento da ONU Mulher, que decorreu em paralelo com a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Como parte do compromisso com o movimento, o Grupo Standard Bank vai apoiar, em alguns países africanos, iniciativas sociais abrangidas pela ONU Mulher e que tenham como foco o empoderamento económico da mulher, o aumento da produtividade, bem como o acesso ao mercado às mulheres através da agricultura inteligente.
Igualmente, o banco definiu como um dos seus objectivos o aumento da representação da mulher em cargos executivos até 2023 para todo o grupo. O Standard Bank almeja também incrementar a representação de mulheres no seu quadro de pessoal.