Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sofala: população denuncia desvio de donativos

A JAM (Joint-venture Aid Management), uma Organização Não-Governamental (ONG) que trabalha em parceria com as autoridades da Educação em Sofala, é acusada de desviar recursos destinados ao apoio nutricional de crianças vulneráveis de algumas escolas daquela província do Centro de Moçambique. 

A denúncia foi apresentada por um membro da comunidade do Posto Administrativo de Inhamitanga, distrito de Cheringoma, falando último Domingo durante um comício popular dirigido pela Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, no quadro da sua visita a Sofala.

O denunciante não avançou muitos detalhes sobre este caso, mas depois foi ouvido por responsáveis do sector da Educação a nível provincial para se apurar mais informações. Falando à imprensa, a Directora Adjunta da Educação e Cultura em Sofala, Fátima Batalhão, prometeu prosseguir com a investigação visando apurar a veracidade da acusação.

Ela confirmou, no entanto, que a JAM trabalha na distribuição de apoio nutricional a 32 escolas do distrito de Dondo, 36 de Cheringoma, 48 de Nhamatanda e 11 da cidade da Beira. “Quando há informações deste género tomam-se medidas. Não podemos pactuar com este tipo de infracções de desvio de bens destinados a crianças órfãs”, disse ela. Comentando sobre esta denúncia, a esposa do Presidente moçambicano apelidou os que desviam bens destinados a crianças de “sanguessugas”.

“As pessoas com este tipo de procedimentos devem ser penalizadas porque vivem a custa do sofrimento dos outros”, disse ela, sublinhando que “essas pessoas são sanguessugas, pois são como piolhos que não trabalham, vivem chupando o sangue dos outros”. Ainda na sua intervenção, Maria da Luz Guebuza apelou aos líderes comunitários e as populações no geral para continuarem a denunciar casos de desvios de donativos destinados as populações vulneráveis, incluindo crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!