A empresa pública de telefonia móvel em Moçambique, Mcel, entregou, na última sexta-feira, em Chimoio, província central de Manica, uma biblioteca escolar composta por dois mil livros didácticos e dicionários.
Os livros serão distribuídos por sete distritos da província de Manica, nomeadamente Bárue, Gondola, Guro, Machaze, Manica, Mossurize e Tambara, bem como à capital provincial, Chimoio. Para aquisição dos respectivos livros, a Mcel investiu cerca de 1.3 milhões de meticais (um dólar norteamericano vale cerca de 26 meticais).
Trata-se de uma iniciativa enquadrada no âmbito da sua responsabilidade social. De salientar que este apoio acontece num momento particular, pois esta operadora de telefonia móvel acaba de “assinalar uma importante e significativa expansão da sua rede para mais distritos de Manica, designadamente Tambara, Macossa e Guro”.
O governo de Manica espera, com este apoio da Mcel, que a província melhore MCEL entrega biblioteca em Manica cada vez mais a qualidade do ensino. Assim, a Biblioteca Provincial de Manica estará apetrechada com mais 800 livros, constituindo uma oportunidade para que os alunos dos diferentes pontos da província possam explorar a biblioteca com melhor rendimento.
O secretário permanente da província de Manica, Inácio Omia disse na ocasião que os livros chegaram àquela província em boa hora, uma vez que “temse registado uma fraca oferta do livro escolar no mercado local, o que directa ou indirectamente influencia no rendimento pedagógico dos estudantes”.
Por sua vez, a directora provincial de Educação de Manica, Isabel de Azevedo, sublinhou que “os livros são a condição básica para o desenvolvimento do conhecimento, tanto para os alunos como para os professores”. Azevedo acrescentou que o material escolar vai potenciar, em grande medida, as bibliotecas existentes nas escolas primárias, secundárias e pré-universitárias, incluindo a biblioteca provincial, o que vai estimular o desenvolvimento da leitura, escrita e pesquisa.