O governo brasileiro passará, a partir do próximo ano, a custear as despesas de transporte dos estudantes moçambicanos beneficiários de bolsas para prosseguirem a sua formação naquele país latino-americano. Esta medida irá permitir um maior aproveitamento das bolsas atribuídas por aquele país à Moçambique, uma vez que anteriormente, parte dos estudantes não fazia o uso das mesmas por falta de dinheiro para pagar as suas passagens.
Segundo disse uma fonte do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), citada pelo jornal “Diário de Moçambique”, anteriormente, os estudantes com bolsas para estudar no Brasil eram obrigados a custear essas despesas pessoalmente. Moçambique pediu ao governo brasileiro para passar a custear as passagens dos estudantes beneficiários das bolsas fornecidas pelo Brasil, no âmbito de um acordo rubricado há poucos anos com o MCT.
O Brasil respondeu positivamente, mas esta medida implicava a redução do número de bolsas de estudos dos actuais 50 para 35. Ainda assim, no âmbito do novo acordo, os estudantes moçambicanos beneficiários das bolsas de estudo deverão continuar a pagar os seus vistos e os custos da sua acomodação no Brasil durante o primeiro mês após a sua chegada.