Uma criança de 15 anos de idade escapou com vida de um grave ataque de crocodilo ocorrido numa das margens do rio Limpopo, no distrito de Chókwè, província de Gaza.
A vítima responde pelo nome de Egnésia Sebastião e encontra-se internada no Hospital Provincial de Xai-Xai (HPX).
Segundo o @Verdade apurou, a criança foi surpreendida pelo réptil quando se encontrava a acarretar água naquele rio, para o uso doméstico.
A miúda ficou com a barriga totalmente rasgada e alguns órgãos internos expostos, para além de lesões nos membros superiores, devido à luta que travou para sobreviver.
Apesar do susto e perigo que o crocodilo representava, os dois irmãos e a avó que estavam na companhia da vítima, também a buscar água, não ficaram imobilizados, tendo conseguido espantar o animal. Algumas pessoas que se encontravam próximo ao local da facto também não mediram esforço, disse-nos ao telefone uma fonte próxima da família da miúda.
A adolescente foi encaminhada ao Hospital Rural de Chókwè (HRC), de onde foi transferida para o HPX. Ela foi submetida a uma cirurgia e os médicos asseguraram, segundo os familiares, que está fora de perigo.
Refira-se Chókwè é um dos pontos de Moçambique onde a falta de água canalizada ainda é um problema bicudo para as autoridades governamentais. Com seca, a situação agravou-se e a ida ao rio Limpopo, o segundo maior da África Austral, tornou-se inevitável para quem queira sobreviver.
Há quem também recorre a outras alternativas, tais como abrir pequenos buracos no solo, de onde vezes sem conta só se extrai água lamacenta para beber, tomar banho, cozinhar, lavar, entre outras finalidades.