Pelo menos duas pessoas morreram e seis ficaram gravemente feridas nesta segunda-feira, em uma explosão no maior complexo da fabricante de produtos químicos Basf na Alemanha, informou a empresa. Duas pessoas ainda estavam desaparecidas, disse a Basf.
A explosão ocorreu em uma linha de suprimento ligando um porto e um tanque de depósito na cidade de Ludwigshafen, segundo a Basf, a maior empresa química do mundo.
Um incêndio começou após explosão e colunas de fumaça se formaram por horas, levando a Basf e a cidade de Ludwigshafen a fazer um apelo para que moradores da região evitem sair e mantenham janelas e portas fechadas. As avaliações feitas na área até agora não indicaram nenhum risco de fumos tóxicos, disse a Basf.
“Lamentamos profundamente que funcionários morreram e várias pessoas ficaram feridas. Nossa compaixão para as pessoas afectadas e suas famílias”, declarou o chefe da instalação de Ludwigshafen, Uwe Liebelt, num comunicado.
A empresa afirmou que não estava claro o que causou a explosão. A Basf também disse que não poderia informar o impacto financeiro que a explosão pode ter. A instalação de Ludwigshafen, a cerca de 80 quilómetros de Frankfurt, é o maior complexo de produtos químico do mundo, cobrindo uma área de 10 quilómetros quadrados e empregando 39 mil pessoas, de acordo com a Basf.
