Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Violência em passeata anti governo na capital do Congo deixa 17 mortos

Pelo menos 17 pessoas, incluindo três polícias, foram mortas quando a polícia do Congo e manifestantes anti governo se confrontaram na capital Kinshasa nesta segunda-feira durante uma passeata contra o presidente congolês, Joseph Kabila, e o que os activistas veem como uma tentativa do líder de ampliar o seu mandato.

O protesto, ao qual milhares de pessoas compareceram, aconteceu em um momento de pressão local e internacional crescente para que Kabila deixe o cargo quando o seu tempo de governo terminar legalmente no final de Dezembro.

A oposição o acusa de tramar para prorrogar a sua permanência no poder adiando as eleições que deveriam acontecer em Novembro pelo menos até o ano que vem, o que seus apoiantes negam.

“Oficialmente, temos 17 mortos em Kinshasa: três policiais e 14 civis”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Claude Pero Luwara.

Mais cedo, uma testemunha da Reuters viu uma multidão incendiando o corpo de um policial em Limete, subúrbio de Kinshasa, um aparente ato de retaliação por disparos da polícia. Pessoas revoltadas rasgavam fotos de Kabila, entoando em francês “acabou para você” e “não o queremos”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts