A equipa feminina de basquete dos Estados Unidos da América derrotou a Espanha por 101 a 72, ganhando a medalha de ouro olímpica pela sexta vez consecutiva, neste sábado, selando sua reputação como uma das maiores dinastias olímpicas de todos os tempos.
Após um início distraído, no qual a Espanha liderou pela maior parte do primeiro quarto, os EUA voltaram ao ritmo normal, marcando dez pontos seguidos e fechando o segundo quarto com uma vantagem de 17 pontos.
Daí em diante, não houve mais o que fazer para a Espanha além de assistir às norte-americanas aumentarem sua incrível invencibilidade para 49 jogos. Somente duas outras equipes podem ser consideradas tão bem-sucedidas em um esporte olímpico.
A equipa masculina de basquetebol dos EUA conquistou sete medalhas de ouro consecutivas, entre 1936 e 1968, enquanto em hóquei sobre relva venceu a selecção da Índia venceu seis títulos olímpicos entre 1928 e 1956.
Para a Espanha, foi a primeira medalha olímpica no basquetebol feminino.
Mais cedo, a Sérvia conquistou o bronze com a vitória sobre a França, por 70 a 63. Com a vitória, Sue Bird, Tamika Catchings e Diana Taurasi se juntam às ex-companheiras de equipe Teresa Edwards e Lisa Leslie como as únicas jogadoras a vencer quatro medalhas de ouro no basquetebol.