O Ferroviário de Maputo, tal como no campeonato da cidade, está invencível no Campeonato nacional de basquetebol sénior masculino que decorre na capital moçambicana e na noite desta quarta-feira(27) derrotou o homónimo da Beira. Porém o campeão, o Desportivo de Maputo, ressuscitou e mostra raça para manter o título.
Nenhum adversário parece suficientemente a altura de travar a equipa treinada por Milagre Macome na sua caminhada para o título nacional. Depois de duas vitórias incontestáveis, nas duas jornadas iniciais, os “locomotivas” de Maputo tremeram diante da A Politécnica na passada terça-feira(26).
Venceram o primeiro período por apenas dois pontos de vantagem e sairam para o intervalo atrás do placar por 1 ponto. No terceiro período os “estudantes” conseguiram manter a partida empatada durante alguns minutos mas o Ferroviário mostrou o seu “estofo” e venceu por 62 a 51 pontos.
Já no confronto da 4ª jornada, contra o Ferroviário da Beira, os “locomotivas” de Maputo entraram a todo “vapor” vencendo o 1º período por 27 a 4 pontos. A equipa treinada pelo campeoníssimo Nazir Salé mostrou os seus argumentos na quadra do pavilhão do Maxaquen e equilibrou o jogo sainda para o intervalo com uma desvantagem de 10 pontos.
Mas depois do descanso o Ferroviário de Maputo voltou com força e impôs por 73 a 51 pontos. Os “locomotivas” da capital controlaram o derradeiro período e venceram a partida por 82 a 68 pontos.
Campeão ressuscitou
Depois da derrota com os “estudantes” da A Politécnica na estreia os “alvi-negros” parecem ter ressuscitado e dão mostras que terem argumentos para defenderem o título. voltaram a vencer na 3ª jornada, o Costa do Sol, e na 4ª jornada impuseram-se ao CAME.
Com ainda mais 3 jornadas por disputar nesta primeira fase o Desportivo colocou-se no 2º lugar, atrás do Ferroviário de Maputo, e está bem posicionado para seguir para as meias-finais, para onde se apuram os primeiros quatro classificados. A dúvida parece estar nos restantes dois apurados: Ferroviário da Beira, A Politécnica ou Costa do Sol?
Eis os resultados da 3ª jornada:
Maxaquene 52-70 Ferroviário da Beira
CAME 67-57 Vaz Basket Team
Desportivo de Maputo 82-73 Costa do Sol
Ferroviário de Maputo 62-51 A Politécnica
A 4ª jornada registou os seguintes resultados:
Desportivo de Maputo 88–63 CAME
A Politécnica 82-65 Vaz Basket Team
Costa do Sol 81–84 Maxaquene
Ferroviário da Beira 68-82 Ferroviário de Maputo
O Campeonato prossegue na 6ªfeira com os jogos:
CAME vs A Politécnica
Ferroviário de Maputo vs Costa do Sol
Vaz Basket Team vs Ferroviário da Beira
Maxaquene vs Desportivo de Maputo