Chama-se Alexandre Migues, tem 31 anos, e foi um dos homens que tentou parar o condutor do camião que na quinta-feira, dia 14 de Julho, matou 84 pessoas e deixou várias dezenas feridas, na Promenade des Anglais, em Nice.
Migues, que regressava a casa de bicicleta depois dos fogos-de-artifício do Dia da Bastilha, pendurou-se na porta do veículo para impedir o seu avanço.
“Foi instintivo, não consigo explicar como consegui perseguir o camião. Quando vi que (o terrorista) estava verdadeiramente determinado, tentei fazer alguma coisa”, conta o ciclista ao Nice-Matin.
Alexandre tentou por várias vezes abrir a porta do veículo, mas acabou por cair depois de ter visto Mohamed Lahouaiej Bouhlej a sacar de uma arma de fogo.
O homem explica que ao soltar-se do camião sentiu uma motociclista passar muito perto. Um jornalista alemão captou esse momento, mas até agora não se conhece o destino desse outro herói.
Migues confessa que, nas 36 horas que se seguiram, não conseguiu dormir. O atentado do dia nacional da França já foi reivindicado pelo Estado Islâmico.